segunda-feira, 27 de março de 2017

Definição de Terapia de Meridiano


A Terapia de Meridiano é um sistema médico tradicional que compreende todas as doenças como uma condição de deficiência ou excesso do ki ou sangue nos meridianos e então, usa as técnicas da acupuntura para tonificar ou dispersar a deficiência ou excesso de modo a trazer a saúde . Também é conhecido como método de tratamento zuisho que significa que o tratamento é dado seguindo padrão de equilíbrio. De modo a colocar a definição acima em prática na clínica, deve-se entender e dominar os seguintes pontos. O fluxo dos meridianos e a localização dos pontos de acupuntura, assim com o os métodos de localização de pontos e a teoria de seleção de pontos. Conceitos fundamentais, yin/ yang e teoria das cinco fases, teoria de deficiência e excesso(Jitsu e Kyo). Fisiologia (isto é, manifestação visceral zosho) como descrito na terapia do meridiano, em outras palavras, o funcionamento dos órgãos, ki sangue e fluidos. Os fatores etiológicos que geram deficiência e excesso e os padrões de sintomas e patologias resultantes. Técnicas diagnósticas, tais como diagnóstico pelo pulso(Myakushin) e diagnóstico abdominal(Fukushin). Técnicas de tonificação de dispersão, tais como agulhamento e moxabustão. O entendimento desses pontos significa que se está habilitado a determinar o padrão de desequilíbrio e conduzir tratamentos. A teoria das cinco fases é um conceito que divide tudo em cinco categorias de Movimentos: madeira, fogo, terra, metal e água. É dito que todos os fenômenos podem ser explicados em termo de duas relações entre estas cincos fases: o ciclo de geração e o ciclo de controle.
[Valério Lima]

Siu Nim Tao — Primeira forma do Estilo Yong Chun [詠春] 👊



Karate x Katana (espada)
cena do filme Kuro-Obi (O Faixa Preta)


A personalidade dos três maiores Shôgun da História do Japão, pode ser descrita pelas seguintes frases:
Oda Nobunaga, o impaciente: Se o cuco não canta, mate-o.
Toyotomi Hideyoshi, o inteligente: Se o cuco não canta, faça-o cantar.
Tokugawa Ieyasu, o paciente: Se o cuco não canta, esperaremos até ele cantar.

坂根 さゆり


segunda-feira, 20 de março de 2017

TURMA III DO CURSO DE ACUPUNTURA BIOENERGÉTICA 
CIAMO (Centro Integrado de Acupuntura e Medicina Oriental)  
JUNDIAÍ - S.P. - MARÇO 2017






terça-feira, 14 de março de 2017

Muk yan jong ou Mudjong ou Moodjong (em inglêswooden dummy) é um "boneco" de madeira utilizado para treinamento de refinamento das três formas Siu Nin Tau, Chun Kiu e Biu Ji no estilo do Wing Chun Kung Fu. "Muk" (lit. madeira), "yan" (lit. homem) e "jong" (lit. pilar). Assim significando Pilar do homem de madeira ou Pilar de Madeira do Homem. Esse Pilar ou boneco não para ser utilizado como um saco de pancadas, mas para corrigir e refinar os movimentos aprendidos em domínios ou formas anteriores. Uma curiosidade é que o Boneco de Madeira do Wing Chun contém praticamente todas as técnicas de mão e de pé e os princípios de luta. Representa o ponto culminante do conjunto das técnicas de mãos livres. O Mok Yan Jong é o único equipamento que utiliza técnicas de mão num aparelho externo. A construção e configuração dos braços e pernas do boneco de madeira é realmente genial. A prática constante desenvolve a força nos braços, pulsos, pernas e desenvolve o controle da energia e outros atributos do Wing Chun.
fonte consultada: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mu_ren_zhuang



segunda-feira, 13 de março de 2017

剛柔流 ~ GOJU RYU 👊✊

TENSHOU








O Bāguàzhǎng (八卦掌) é uma das três maiores escolas internas (Neijia) de artes marciais chinesas, sendo as outras duas o Xingyiquan (box da mente e do corpo) e o Taijiquan (box da cumeeira suprema). Bāguàzhǎng, literalmente, significa "palma dos oito trigramas", referência aos 8 trigramas do I Ching (Yi jing), o livro das mutações. Desde o princípio o sistema não foi construído como conjunto estrito de movimentos, mas como um conjunto de princípios para melhorar as habilidades do corpo e da percepção. Por isso o Bāguàzhǎng  pode ser considerado um estilo próprio ou um meio para completar e consolidar nossas próprias habilidades em outros estilos ou experiências holísticas.
(Roque Henrique Severino)