sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

少林拳 - Shàolín Quan

                                                                     >>>> 👊 <<<<

terça-feira, 21 de maio de 2019


OS DANOS CAUSADOS PELO SEDENTARISMO EMOCIONAL
Muito se fala do sedentarismo físico e dos danos que causa à saúde, mas são as emoções que originam as doenças autoimunes, cada vez mais frequentes. Para a medicina chinesa, as emoções constituem o corpo sutil subjacente ao corpo físico, que movimenta os sopros internos (Qì) e fazem funcionar os Órgãos e Vísceras do nosso organismo.
Estas emoções não são comuns, contém o sentimento do Coração. O corpo sutil formado por elas também não é comum, é a nossa alma. O sentir vem da alma. Através dela, temos o sentimento do mundo e de nós mesmos. O sedentarismo emocional é quando não se nutre e não se transforma as emoções. Elas ficam imobilizadas, gerando fogo e desequilíbrios internos. Quando a gente se emociona a energia (Qì) e o sangue fluem levando nutrição, purificação e consciência a todo o corpo. Mas como movimentar as emoções? É mais simples do que podemos imaginar, é só sentir. Sentir um sabor, um aroma, um pensamento inspirador, uma palavra, uma música, um olhar, um gesto, um movimento. Nas práticas corporais chinesas, os movimentos são elaborados para estimular as emoções e os Órgão relacionados.
São cinco Emoções, cinco Movimentos e cinco Órgãos:
•Entusiasmo: movimento ascendente do Coração (elemento fogo).
•Pensamento criador (insight): movimento de estabilidade do Baço (elemento terra).
•Amor: movimento de fusão do Pulmão (elemento metal).
•Humildade: movimento descendente do Rim (elemento água).
•Vontade: movimento impetuoso do Fígado (elemento madeira).
 E você, já se emocionou hoje?
Texto copiado de: Maria Lucia Lee — Professora e pesquisadora do pensamento chinês e das artes corporais terapêuticas da medicina tradicional chinesa (MTC)